INGREDIENTES
- 2 kg de tomate italiano (maduro)
- 100 ml de azeite de oliva extra virgem
- 1/2 unidade de cebola (grande picada)
- 4 dentes de alho (bem picado ou amassado)
- 1 maço de manjericão (fresco e bem aromático)
- sal a gosto
PASSO A PASSO
- Os tomates que usaremos são os italianos, que não são redondos. Eles são compridos e têm uma pontinha:
- Em uma panela ferva água suficiente para imergir os tomates
- Quando a água estiver fervendo, coloque todos os tomates na panela, deixe lá por 3 a 5 minutos.
Essa é uma forma de tirar a pele de todos os tomates de uma vez. Bem melhor do que ficar com o tomate espetado num garfo, na boca do fogão. - Depois de retirar a pele dos tomates, retire a semente. Toda a semente. Coloque o tomate sem semente num recipiente e reserve por uns minutos.
Os tomates vão minar mais líquido. Escorra para que fique só mesmo a polpa do tomate. - Em uma panela coloque o azeite e leve ao fogo (baixo). Deixe aquecer um pouco. Em seguida coloque o alho e a cebola. Refogue um pouco e você saberá que está no ponto quando deixar de soltar aquele "ardido".
- Adicione os tomates, misture, e tampe. Tudo em fogo baixo.
- Enquanto isso, pique o manjericão e amasse-o com um socador. Isso vai fazer soltar um "sumo", que vai se misturar com o molho de tomate, dando mais sabor e aroma.
- Quando estiver com aspecto de molho, coloque sal o quanto baste. Deixe tapado, cozinhando até ferver. Retire do fogo, tampe e deixe assim por 5 minutos. Isso vai fazer com que o sabor de todos os ingredientes se misture. É o segredo do aroma e do sabor.
SUGESTÕES, ACOMPANHAMENTOS, DICAS E ETC
Importante: o tomate italiano da foto é menos ácido, por isso não precisa colocar açúcar. Se não encontrar deste tomate, use o tomate em rama (que vem todo agarradinho num cacho só). É mais ácido que o italiano, talvez você precise colocar açúcar, mas é menos ácido que o tomate comum.Se não tiver nenhum dos dois, vai o comum mesmo, mas opte pelo os mais maduros e acho que vai ser necessário colocar açúcar pra controlar a acidez.